Pastoral do Turismo e Eductour na França

A Pastoral do Turismo do Brasil participou entre os dias 12 a 21 de agosto, na França, de um “Eductour Religioso” promovido pelo ministério do Turismo francês – programa Turismo França – Brasil, em parceria com vários santuários e centros de peregrinações franceses. O objetivo do evento foi vivenciar uma nova experiência de peregrinação em lugares conhecidos e apresentar outros destinos que são, porém com apelo espiritual e boa estrutura de acolhimento. Participaram vários operadores e agentes e turismo de Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, com foco centrado em viagens religiosas.

O convite especial feito pelo governo francês à Pastoral do Turismo teve como objetivo avaliar essas novas possibilidades e desenvolver um efeito multiplicador entre agentes e operadores brasileiros, dando a chancela aos mesmos. A pastoral conheceu o programa de voluntariado internacional que acontece em Lourdes e Salete. Jovens e outros voluntários de todo o mundo são convidados a passar uma temporada nesses santuários e colaborarem no atendimento aos peregrinos.

Os espaços sagrados visitados foram os seguintes: Santuário Notre-Dame de Lourdes e  Castelo de Lourdes,  Carcassonne, Cité Médiévale, Santuário de Notre Dame du Laus, em Saint-Etienne, Santuário de  Notre-Dame de La Salette, Abadia  de Fontenay, na Borgonha, Basílica de Notre Dame de Vézelay, Capela da Medalha Milagrosa e Basílica do Sagrado Coração, em Paris.

Como resultado desse eductour religioso nasceu a proposta da criação de um roteiro de peregrinação chancelado pela Pastoral do Turismo, a ser realizado em agosto de 2013,  organizado em conjunto pelas operadoras participantes, tendo o apoio da Tour France. A referida proposta centrada na temática da peregrinação e com a dimensão cultural será oferecida às demais agências de viagens, que serão convidadas a divulgar o roteiro. Paralelamente outra ação será desenvolvida com o Setor Juventude a fim de estimular o voluntariado e a peregrinação solidária.