Apaes do norte do MS comemoram Semana da Pessoa com Deficiência

Com o tema “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”, Apaes da região norte do Estado comemoram semana com diversas atividades
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) está sendo comemorada nesta semana com inúmeras atividades nas cidades da região norte de Mato Grosso do Sul. O tema da edição deste ano é “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”. A programação da semana, que vai de 21 a 28 de agosto inclui palestras, passeios, visitas às escolas, torneios esportivos e culturais, rodas de conversa e excursões.

Em São Gabriel do Oeste, para comemorar de maneira diferente a semana nacional e poder tirar as crianças da rotina, a Apae vem realizando diversas atividades recreativas com as crianças ao longo da semana, além de um piquenique, que aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da cidade.

Em Coxim, as crianças passaram a semana com a agenda cheia de atividades, que incluíam panfletagem nas ruas do município, caminhada, gincanas e até piquenique. Nesta sexta-feira (24) ainda terá sessão cinema e dia de beleza para as meninas. Durante a tarde será inaugurada a nova sala de informática da turma, apresentações e palestras.

Camapuã também preparou uma semana repleta de atividades para as crianças acompanhadas na unidade. Desde o inicio da semana estão acontecendo apresentações culturais, esportivas e palestras. Nesta sexta-fe ira terá sessão cinema, com direito a pipoca e refrigerante e passeio pela cidade. Na segunda-feira (27), os alunos farão uma visita ao supermercado, e pra fechar, na terça-feira (28), mais um passeio, agora na academia ao ar livre, com piquenique junto à família.

Nas demais cidades da região, as atividades se concentram em apresentações culturais e esportivas, festinhas para os alunos e palestras.

Políticas do governo

As políticas do governo federal voltadas aos excepcionais se concentram no plano Viver sem Limite, cujo objetivo é garantir o acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade a pessoas com deficiência.

O balanço do primeiro semestre do plano, divulgado em agosto, a área de acesso à educação prevê a implantação de 17 mil Salas de Recursos Multifuncionais, espaço em que é realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência, incluindo a intelectual. Até 2011, mais de 24 mil escolas já possuíam salas como esta, que vão passar por atualização e irão receber mais de 30 mil kits. Para 2012, está prevista a instalação de 13.500 novas salas e a compra de 15 mil kits de atualização. A compra de cerca de 1.500 deverá ser finalizada em setembro. (fo