Missionários Ad Gentes visitam CNBB

Hoje, 23 de agosto, a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu a visita dos Missionários Ad Gentes. O grupo de 37 pessoas é formado por religiosos, religiosas, leigos e leigas, de todo Brasil, que se encontram em Brasília para fazer o curso Ad Gentes. Esse curso tem o objetivo de oferecer uma formação específica para missionárias e missionários que serão enviados para atuarem em outros países.

Como parte do curso de formação, os missionários vieram à CNBB para conhecerem a sede da organização. O grupo foi recepcionado pela assessora da Comissão Episcopal para Amazônia, irmã Maria Irene dos Santos. Cada um dos participantes pode se apresentar, e em seguida, ouviram uma breve explicação do funcionário, Alex Barreto, sobre o funcionamento da CNNB, seus regionais, e alguns organismos vinculados. Posteriormente, puderam andar pela sede para conhecer a estrutura.

Argentina, Timor leste, Camarões, África do Sul, Peru, China, México, Moçambique, essas são apenas algumas das localidades para onde os Missionários Ad Gentes serão enviados. A irmã Maria Ines silva, por exemplo, é natural do Paraná (PR), está atualmente atuando em Mato Grosso, e será enviada para Moçambique. “Vamos com um projeto de trabalhar com agricultura, nutrição, e na dimensão da Evangelização”, explicou a religiosa.

A irmã Adelaide Hermógenes Nunes, natural de Juazeiro do Norte, irá para o Timor-Leste, no continente asiático, para ela, ser uma Missionária Ad Gentes é uma graça de Deus. “É tudo novo, vou me inculturar numa nova cultura, tenho muita esperança de ter grandes aprendizados”, disse.

Missionarios_AdGentes2“É um trabalho da Igreja do Brasil oferecendo missionários para outras regiões do mundo”, esclareceu Irmã Irene. “A igreja do brasil também é necessitada, mas está oferecendo pessoas para atuar em outras realidades que também precisam. Essa formação é uma preparação para estar em outra realidade, então é muito importante que eles passam por esse período de formação, para depois irem para outras terras”, completou.

Enquanto andavam pelas dependências da CNBB, o grupo se deparou com os bispos membros da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), que estavam reunidos e, de forma fraterna interromperam a reunião para acolher os missionários. “Que deus os abençoe e os acompanhe”, proferiu o arcebispo de Porto Alegre (RS), e membro da comissão, dom Dadeus Grings ao grupo.

O Curso Ad Gentes

É um curso de extensão promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, DF, organismo vinculado à CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Episcopal para Amazônia e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo, RS, instituição mantida pelos Missionários da Sagrada Família da Província Brasil Meridional.

O curso é indicado também para missionários e missionárias que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação, como para missionários e missionárias que já atuam fora do Brasil e, voltando de férias, desejam ter um tempo de reflexão e de atualização.