Principais atividades do Ano da Fé

A Igreja vai celebrar o “Ano da Fé” entre 11 de outubro de 2012 – 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II – e 24 de novembro de 2013, conforme anunciou o Papa em 16 de outubro de 2011, durante a Missa conclusiva do primeiro encontro internacional de novos evangelizadores. Diversas atividades marcam o calendário do Ano,entre as quais estão aquelas que o Papa vai presidir.

6 de outubroPátio do gentios

A primeira atividade associada ao Ano da Fé será uma edição da iniciativa “Pátio dos Gentios” em Assis, Itália, com to ema “Deus, esse desconhecido”, o encontro entre crentes e não crentes antecipará a abertura oficial do Ano.

7 a 28 de outubroSínodo

Na sequência, haverá a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre “Nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.

11 de outubro – Abertura solene

Bento XVI presidirá a solene abertura do Ano da Fé na Praça São Pedro, ao lado dos participantes do Sínodo e dos presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo.

12 de outubro“A fé de Dante”

A igreja de Jesus, no centro de Roma, vai hospedar uma sessão cultural e artística sobre “A fé de Dante”. Será apresentado o canto XXIV do Paraíso da Divina Comédia, que descreve a profissão de fé do poeta italiano.

21 de outubroCanonizações

Bento XVI canonizará seis mártires e testemunhas da fé: um missionário jesuíta mártir em Madagascar; um catequista leigo, martirizado nas Filipinas; um padre testemunha da fé na educação dos jovens; uma religiosa que testemunhou a fé no leprosário da ilha de Molokai; uma outra religiosa, espanhola; uma leiga indiana convertida à fé católica; e uma leiga da Baviera, testemunha do amor de Cristo no leito de sofrimento.

20 de dezembro até maio de 2013Exposição no Castelo de Santo Ângelo

Haverá no Castelo Santo Ângelo uma exposição sobre o Ano da Fé.

25 e 26 de fevereiro – Congresso

Em Roma, um congresso internacional debaterá o tema “São Cirilo e São Metódio entre os povos eslavos”.

18 de maio – Vigília com movimentos eclesiais

A vigília de Pentecostes será presidida pelo Papa com a participação dos Movimentos eclesiais.

2 de junho- Adoração eucarística

Na Festa do Corpo de Deus, o Papa presidirá a solene adoração eucarística e em todo o mundo, nesse mesmo dia, dioceses, paróquias e outras comunidades são convidadas a promover adorações.

22 de junhoConcerto

Em 22 de junho, um grande concerto na Praça de São Pedro vai celebrar o Ano da Fé.

23 a 28 de julhoJMJ

Logo depois, a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a28 de julho, no Rio de Janeiro, prevê a participação do Papa.

29 de setembroJornada dos catequistas

Jornada dos Catequistas, Bento XVI recordará 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

13 de outubroNossa Senhora

O Papa presidirá uma celebração em honra de Nossa Senhora, com a participação das associações marianas.

24 de novembro- Encerramento

Celebração conclusiva do Ano da Fé.