Confirmados mais dois casos de gripe suína em Coxim

Foi confirmado mais dois casos de gripe H1N1, a influenza A, em Coxim. Com isso, chega a três casos confirmados. Segundo as autoridades de saúde, outro caso está sendo investigado. As três pessoas infectadas são homens, sendo dois militares e um pescador.

A secretaria municipal de Saúde ainda não se pronunciou oficialmente sobre os casos. O Edição de Notícias tentou contato com o secretário Gilberto Portela, que não atendeu a chamada para o seu celular.

Informações extra-oficiais dão conta de que a vacina que previne contra a doença, popularmente conhecida como gripe suína, está a disposição de crianças, grávidas e idosos. Porém, nossa reportagem não conseguiu confirmar a informação.

DOENÇA – É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

SIMTOMAS – Os sintomas da H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

DIAGNÓSTICO – O diagnóstico é feito por meio de testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias.

Saiba como evitar a doença:

Lave as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);

Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

Use lenço de papel descartável;

Proteja com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

Evite aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);

É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;

Notícia relacionada

Coxim confirma o primeiro caso da gripe H1N1, outros quatro estão sendo investigados

fonte> http://www.edicaoms.com.br