Comissão de téologos do Vaticano publica documento com diretrizes

A Comissão Teológica Internacional publicou nesta quinta-feira, 08, em seu site oficial um novo documento, redigido em inglês, intitulado “Teologia hoje: prospectivas, principios e critérios”. O texto examina algumas questões atuais da teologia e propõe, à luz dos principios constitutivos da teologia, os critérios metodológicos que são determinantes para a teologia católica em relação a outras disciplinas afins, como as ciências religiosas.

O texto é distribuido em três capítulos: a teologia pressupõe a escuta da Palavra de Deus acolhida na fé (capítulo 1); ela se exercita em comunhão com a Igreja (capítulo 2);  procura dar razão de um modo científico de aproximar-se da verdade de Deus em uma prospectiva de autêntica sabedoria (capítulo 3). Mas qual é o objetivo deste documento?

Monsenhor Krzysztof Charamsa, secretário adjunto da comissão teológica internacional explica o conteúdo do texto elaborado por 30 teólogos provenientes de várias partes do mundo.

“A comissão tratou deste texto, atenta à situação atual, nas décadas sucessivas ao Concílio Vaticano II que nos levaram a um enriquecimento da teologia, com novas vozes, novas escolas teológicas (…), mas ao mesmo tempo, depois disso, vimos também uma certa fragmentação da ciência teológica, a qual deveria sempre, e em particular hoje, reencontrar-se diante do desafio de manter a própria identidade católica”, ressaltou