Evangelho: Marcos 1, 1-8

Uma Voz

A PALAVRA

Evangelho: Marcos 1, 1-8 – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – Naquele tempo, 1Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: 2Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho. 3Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Mal 3,1; Is 40,3). 4João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. 5E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7Ele pôs-se a proclamar: “Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. 8Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.” – Palavra da salvação.

A MENSAGEM

Nesse segundo domingo do Advento, a VOZ profética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA ressoa num apelo de conversão para a vinda do Senhor.

As Leituras convidam a preparar o Caminho.

Na 1ª Leitura, ISAÍAS “consola” os exilados na Babilônia: anuncia o perdão de Deus e um NOVO CAMINHO de vida e salvação, com o regresso do povo à pátria. (Is 40,1-5.9-11)

Será um novo Êxodo, uma nova caminhada espiritual, durante a qual eles poderão fazer uma nova experiência do amor e da bondade de Deus e redescobrir os caminhos da Comunhão e da Aliança Um MENSAGEIRO será enviado à frente para levar a boa notícia

para Jerusalém e todas as cidades de Judá…

Na 2ª Leitura aponta para a Parusia, a segunda vinda de Jesus, e como esperar e preparar esse momento: “vigilantes”: vivendo no dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-se na transformação do mundo e na construção do Reino. (2Pd 3,8-14) Essa vinda dá uma perspectiva diferente à nossa vida: Temos um futuro a conquistar já nesta terra.

No Evangelho, JOÃO BATISTA aponta o CAMINHO para acolher o Messias Libertador.  (Mc 1,1-8) O Texto introduz o Evangelho de Marcos, que leremos nesse ano (B): A “Boa Notícia” começa com um grande chamado à conversão. Deus já voltou seu coração para nós; resta-nos “voltar” o nosso para ele. Tudo “começou” quando João se apresentou no “deserto” de Judá para pregar.

1. Sua Missão: ser o “MENSAGEIRO” que prepara o caminho para o Messias. Denuncia o pecado, anuncia o perdão e dispõe o homem a converter-se… É o último dos profetas do Antigo Testamento. Não só anunciou o Messias… mas o apontou já presente no meio do povo: “No meio de vós está… Eis o Cordeiro de Deus…” Dele falou Jesus: “É mais que um profeta… o maior dos nascidos de mulher…”

2. Sua Mensagem: “Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas.” Proclama um Batismo de CONVERSÃO para o perdão dos pecados. João aponta um Caminho de purificação e de conversão… O Sacramento da Penitência é um gesto que manifesta a vontade de conversão e a esperança dos tempos novos. É um encontro privilegiado com o Deus que salva e perdoa. Quais são os vales a serem preenchidos? (vazios, omissões…) Os montes a serem abaixados? (orgulho, vaidade, ambição…) Os caminhos a serem endireitados? (egoísmo, ganância, ódio…)

3. A Reação dos ouvintes: “Todos saíam ao seu encontro e eram batizados no rio Jordão, confessando seu pecados”.

4. Seu estilo de vida: Era uma pessoa sóbria, desprendida, austera e simples… Aparece no DESERTO: Lugar dos grandes encontros com Deus… Foi no Deserto que o Povo de Deus realizou uma longa caminhada de purificação e de conversão… Deus é amigo do silêncio e se revela no silêncio… O barulho das festas não é ambiente propício para anunciar, nem para ouvir um convite de Penitência. Nesse advento, estamos dispostos a fazer momentos de deserto? Oração… Novena do Natal em família… Gestos de solidariedade…

Vive na SOBRIEDADE, manifestada no comer e no vestir… “Vestia uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre…” É com esse espírito que nos preparamos para o Natal desse ano? O “estilo de vida” de João fala tão forte como as suas palavras. É o testemunho vivo de um homem, que está consciente das prioridades e não dá importância aos aspectos secundários da vida, como sejam a roupa “de marca” ou o comer e beber… Em nossa vida, quais são os valores, que escolhemos?

João Batista nos convida a preparar o Caminho do Senhor, assumindo atitudes novas e um estilo de vida simples e profética. Estamos dispostos a nos preparar para o Natal, nesse espírito de João?

5. Seu testemunho sobre Jesus: “Eu vos batizo com água, Ele vos batizará com o Espírito Santo”. Ele fala de dois tipos de Batismo: Batizar com água consistia em purificar as pessoas convertidas de seus pecados. Batizar com o Espírito, a ser realizado depois por Jesus, consistia em comunicar às pessoas uma vida nova, transformando-as em novas criaturas.

JOÃO BATISTA foi um MENSAGEIRO DE DEUS que preparou os homens do seu tempo, para a vinda do Senhor… com a palavra e com o testemunho de vida… Deus não poderia se servir também de nós, de você, para preparar os homens de HOJE, para a vinda do Cristo, no NATAL DESSE ANO e ser uma voz de esperança, que aponta um Caminho Novo aos homens sofridos de hoje, que vivem nesse deserto da vida, escravos de tantas opressões? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 04.12.2011