Reunião Ampliada da PJ- Regional Oeste I

Lideranças da Pastoral da Juventude do regional Oeste I (Mato Grosso do Sul) realizaram Reunião Ampliada, nos dias 27 e 28 de agosto, na cidade de Campo Grande/MS, com a presença de 35 jovens vindos de cinco dioceses. A reunião teve como objetivo avaliar os últimos dois anos, com um olhar especial sobre a organização regional, articulando melhor as representações na garantia do protagonismo juvenil na ação evangelizadora da PJ.

Outro objetivo da reunião foi, a partir das realidades apresentadas, organizar um plano de ação a fim de potencializar os grupos de jovens e superar as fragilidades e desafios que a experiência tem apontado. Para alcançar os objetivos da reunião, vários momentos da proposta metodológica foram organizados nessa intenção.

A retomada histórica da PJ no Oeste I, suas principais ações e identidade, foram abordadas por companheiros que viveram seu processo de evangelização da PJ e puderam ajudar o grupo a perceber o que esse processo gerou e nos lugares onde estão hoje, no comprometimento com a sociedade, a partir dos Direitos Humanos e a atuação presente e transformadora na Igreja.

Outro momento que ajudou nesse olhar foram as tendas das dioceses, que na sua formatação, com beleza e criatividade, apresentaram luzes, sombras e cores dessa realidade. Para ver a realidade, o lugar privilegiado foi a escuta atenta aos/às jovens, que com profundidade e emoção apresentavam o que é estar na PJ e como essa ação tem apresentado desafios.

Projetos Assumidos
O Olhar a toda essa conjuntura apontou para os projetos nacionais da PJ, com seus objetivos e indicações de ações. A partir da necessidade de fortalecimento da organização da PJ no Oeste I, foram assumidos três projetos nacionais como prioridade de ação pastoral para os próximos dois anos:

  -Caminhos de Esperança, com espaços de formação de lideranças e assessores;

  -Mística e Construção, para que sejam vivenciadas experiências do seguimento, dando visibilidade e resgatando a mística para a construção do Reino, potencializando as formações na perspectiva do Oficio Divino da Juventude como instrumento fundamental na vivencia celebrativa;

  -Teias de Comunicação, foi constituído um GT especifico para trabalhar a comunicação nas mídias sociais, com foco na evangelização, visibilidade e articulações através dos meios de comunicação que dialoguem com a juventude.

Para que o plano de ação pastoral aconteça, foi refletido e discutido sobre a organização da PJ no regional, equipe de coordenadores e assessores regionais, sendo assim legitimados/as os/as jovens que ficaram nesse serviço à Juventude e à Igreja, nos próximos dois anos.

Em comunhão com os/as jovens da PJ estavam o Conselho Regional de Leigos/as do regional, reunidos no mesmo espaço. Comungamos juntos/as do alimento e dos vivenciais Celebrativos, que tinham na sua experiência o lugar bíblico de Belém, casa do pão, e da revelação que é dada através da vida que renasce através da esperança e na realidade da vida concreta e real.

Esteve na assessoria da reunião Alessandra Miranda, pela comissão da nacional de assessores/as da PJ e colaboradora da Casa da Juventude Pe. Burnier. Contribuiram na formação e reflexão com os/as jovens, Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, e Jairce Medeiros, assessora da Rede Celebra.

Enviados/as na mística de Belém para ver o que Deus revelou, os/as jovens retornaram para suas dioceses e grupos de jovens, com esperança, na ousadia e na garra que têm marcado suas ações, a fim de testemunhar a vida sempre mais viva dos/as jovens, nas suas dimensões e processos experimentados na Pastoral da Juventude.

Alessandra Miranda