VII Sulão do Catequese

Nos dias 19. 20 e 21 de agosto de 2011, aconteceu na cidade de São José do Rio Preto-SP, o VII
sulão de Catequese, com a participação dos catequistas dos cinco regionais:
Oeste 1- Mato Grosso do Sul
Sul 1- São Paulo
Sul 2- Paraná
Sul 3- Rio Grande do Sul
Sul 4- Santa Catarina
O “Sulão” é um grupo formado por representantes da animação bíblico-catequética de cinco
Estados: RS, SC, PR, SP e MS. Foi criado a partir da 1ª Semana Brasileira de Catequese, em 1986, que tratou da catequese com adultos, para entender, atender e animar a catequese urbana, solidificando a caminhada da catequese renovada para que pudesse produzir frutos necessários para evangelizar e catequizar sem medo a grande cidade.
O VII Sulão de Catequese teve como tema” Mistagogia: novo caminho formativo de catequistas” e lema: “Encontramos o Senhor! Vem e vê” (Jo 1,41b.46c). O tema fez uma abordagem da mística que permeia a experiência do encontro com a pessoa de Jesus Cristo, fazendo um resgate da espiritualidade dos primeiros cristãos, que tinham como centralidade o Mistério Pascal, paixão morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O lema destaca o evangelho segundo João, são palavras do apóstolo André ao encontrar-se
com seu irmão Simão, e palavras de Filipe para Natanael. É o anúncio, o Kerigma, realizado
pelas testemunhas que encontraram Jesus. Esse anúncio acontece de uma forma contagiante
e que chega ao coração dos ouvintes, faz “Arder o coração”. É o anúncio que vem revestido da
experiência do encontro, do encantamento inicial capaz de “CONTAGIAR” e fazer novos discípulos.
O evento teve como objetivo contribuir numa reflexão bíblico-catequética em vista da formação iniciática do catequista-mistagogo. Para isto, é preciso entender o contexto da transmissão da fé, os problemas e desafios de uma sociedade cada vez mais plural e secularizada. Neste contexto a transmissão da fé não é mais garantida pela família, escola e sociedade e se restringe ao âmbito pessoal. Transmitir a fé significa criar em cada lugar e em cada tempo as condições para que o encontro entre a humanidade e Jesus Cristo aconteça. Nesta perspectiva, transmitir a fé em Cristo significa criar as condições para uma fé pensada, celebrada, vivida e anunciada: isto significa a inserção na comunidade, na vida da Igreja. Embora seja uma experiência pessoal, necessita ser aprofundada e deitar suas raízes na comunidade. O objetivo é apontar caminhos para a formação do/a catequista-mistagogo que toca o coração e a mente dos seus Interlocutores, os catequizandos.
Tivemos a alegria de ter quatrocese de Coxim presentes nesse encontro, A Coordenadora Diocesana de Catequese Fátima Santana, o Assessor Diocesano de Catequese Pe Arlei Gonçalves ; a coordenadora paroquial de São Gabriel do Oeste Minervina e a Coordenadora
a Paróquia São Jose de Coxim Fátima Santos.
ORAÇÃO DO VII SULÃO (cf Jo 1,35-49)

Nós te agradecemos, ó Pai,
Senhor do céu e da terra,
porque em teu Filho Jesus
nos revelaste o mistério de teu amor.
João Batista o chamou de Cordeiro de Deus.
Quando ouviram isso, os discípulos de João
seguiram Jesus, conheceram sua morada e ficaram com ele.
Teu filho os transformou, então, em seus discípulos,
discípulos-missionários, que passaram a testemunhar:
“Encontramos o Cristo!”
Hoje, Pai, somos nós catequistas,
que ouvimos o apelo de teu Filho: “Segue-me!”
Nós desejamos segui-lo,
para entrar na intimidade de seu coração
e poder também proclamar a todos:
“Encontramos Jesus de Nazaré!”
Pai santo, faze de nós fiéis discípulos-misssionários de teu Filho;
Transforma-nos com a força do Espírito Santo,
para que, como Jesus,
anunciemos tua misericórdia
e trabalhemos para a vinda de teu Reino,