Fase II

COXIM PARÓQUIA

Em 1939, com Decreto de Dom Vicente B. Maria Priante, Bispo de Corumbá, Coxim passou à condição de Paróquia. Sua administração foi confiada aos Padres Franciscanos de Campo Grande. E no dia dez de março do mesmo ano, o FreiEucário Schmitt O.F.M., então Comissário Provincial da Ordem, tomou posse como primeiro Pároco de Coxim. Como Vigários Cooperadores, vieram os Freis: EngelbertoRaab e ValfridoStahle.

É interessante fazer memória do relato, que está no livro – tombo:”Coxim tinha perto de 700 habitantes e a Paróquia toda cerca de 15.000 pessoas. Havia muitas fazendas e existia neste território uns oito povoados maiores, com Capelas próprias, escolas e até luz elétrica. A sede tinha uma bela igrejinha com grande altar de pedra sobre o qual havia uma estatua de São José, padroeiro da Paróquia.

Mais tarde, construí-se uma torre, com três sinos. Tinha dois altares laterais, um dedicado a Nossa Senhora das Graças e outro a Santa Terezinha.

O povo ficou muito contente. O Prefeito pagou adiantado a pensão do padre durante o primeiro mês e arranjou uma pequena, mas nova casa para a residência do padre. Mas já no ano seguinte os Franciscanos construíram uma residência própria o zelador da Igreja era o Senhor João Ferreira.

O Frei Eucário ficou pouco Pároco, a causa do cargo de comissário.

Então o segundo Pároco foi o Frei Francisco Brugger (1939 a 1942). Ele teve como cooperador o Frei Canuto Amann. Neste período, temos que registrar a tentativa – 1940 – de levar a Paróquia para Rio Verde de MT.

Terceiro Pároco – Foi Frei ElisárioWangler (de abril de1942 a fevereiro de1943). O Frei Francisco Brugger ficou com Vigário cooperador. Mas o Frei Elisário ficou pouco, porque no dia 23 de fevereiro de 1943 faleceu.

Quarto Pároco – Foi de novo, o Frei Francisco Brugger (1942 a 1946) Vigário cooperador, neste período foi o Frei Saturnino Benzing. O Bispo de Corumbá em Visita Pastoral no ano de 1944, notou “relaxamento na Freqüência á missa dominical e na freqüência dos Sacramentos”.

Em 1946, a casa religiosa é fechada e a residência vendida. Mas os Franciscanos de Campo Grande continuam a atender. Até 1949 Frei Leandro Schabel atendeu.

Coxim ficou anexa a Paróquia São Francisco de Campo Grande.

Em 1950, o Frei Eucário Schmitt, Pároco de São Francisco, foi encarregado também de Coxim.

Fizeram visitas em Coxim nos anos 1951 e 1952 o Frei Cipriano Bassler e nos anos 1953 e 1955 o Frei Otaviano Hirt.
If you follow these steps, you will find that essay writing is not that difficult, and the more your practice, the easier it will get for you to write another academic do my topadmissionessay.com essay custom writing essay.