Fase I

INICIO DA EVANGELIZAÇÃO

Em 1729 esteve em Coxim o sacerdote Pe. Antonio de Morais. Foi na época da fundação da localidade. Não podemos afirmar com certeza se iniciou um verdadeiro trabalho de evangelização.
No século XIX, esta região foi palco de terríveis combates entre o Brasil e o Paraguai. Sacerdotes como capelães militares, acompanharam nossas tropas. Um deles está enterrado em Coxim. Também aqui não se pode afirmar se está presença religiosa serviu para evangelizar os moradores do lugar.
Ao seis de novembro de 1872, Coxim se tornou freguesia, com o nome de “São José de Herculanea”. Desde 1873, temos o primeiro livro de batizados. No termo de abertura se diz: Este livro serve para assentos de batismos dos filhos de mulher escrava da freguesia de São José d’ Herculania. É assinado pelo Cônego Manoel z Mendes, Vigário Geral interino de Cuiabá. Contem vinte e cinco folhas, iniciando e encerrando no dia vinte quatro de março de 1873. Neste período, a Freguesia está anexa a Paróquia de Corumbá (Diocese de Cuiabá). Primeiro Vigário foi Pe. João Jacintho Prata, seguido por Pe. José Alves Ferreira.
Sempre no mesmo livro, encontramos a noticia de uma “Santa Visita” feita à Freguesia pelo Frei Mariano Bagnaia, (Pregador Imperial, Visitador e Pároco) em fevereiro de 1876. Ele chama a atenção sobre alguma irregularidade nos assentos de batizados.
O mesmo Frei Mariano, voltando em Julho de 1882, repete a mesma recomendação, de cuidar melhor dos livros de batizados.
Em 1885, encontramos vários batizados realizados por Pe. Simão Moreira da Rocha, Capelão Tenente.

Em 1899 está em missão em Coxim o Pe. João Balzola.

Em 1902 (de 15 de Janeiro a 12 de Junho) desobriga o Pe. Constantino Tarsia, vindo de Corumbá.

Em 1902 e 1904 faz desobriga o Salesiano Pe. Bernardo Chicco.

De 1908 à 1910 encontramos dois Pe. da Ordem Carmelitas: Pe. Canisio Muderman e Pe. Carmelo Lambooj.

Em 1910, 1911, 1919 e 1920 volta Pe. Bernardo Chicco.

Em 1927 faz batizados um Jesuíta Pe. Januário Audisio.

A primeira Capela foi construída em 1910.

Nesta época, os Salesianos de Campo Grande atendiam à Coxim.

A Capela era construída de “pau a pique”.
Com of course, you know what time your children go to school college homework help sites and when they have their extracurricular activities.